ADVERTISEMENT

Café de Timor com maior presença no mercado nacional

Timor Post - Jeral
  • Share

Díli- O café de Timor-Leste tem estado mais presente no mercado nacional, o que faz com que a importação do café da Indonésia, com a marca Tugu Buaya, esteja em queda.

O Diretor-Geral da Indústria e Cooperativas do Ministério do Turismo, Comércio e Indústria (MTCI), António da Costa, disse que, embora o consumo do café timorense tenha apresentado sinais positivos, devem efetuar-se mais análises, dado que a produção do café no país se tem ressentido nos últimos anos.

ADVERTISEMENT
SCROLL FILA BA NOTISIA


“O Governo tem uma política que visa eliminar a importação do café Tugu Buaya. A produção do café local tem sofrido anualmente uma quebra. É preciso, por isso, averiguar criteriosamente a produção anual em todo o território. Não podemos acabar com a importação, mas devemos adotar medidas que contribuam para a sua redução”, afirmou aos jornalistas, na passada sexta-feira (21/02), em Bebora.

Lee Mós :
Copy Paste Lei Kriminaliza Defamasaun husi Guinea Bissau, Ministru Cárceres Resposta ho Diplomasia

António da Costa mostrou-se ainda satisfeito pelo facto de o Executivo aplicar medidas que visam reduzir a importação do café indonésio. Salientou ainda que, caso o país consiga produzir em quantidade suficiente, a política da eliminação da importação de café poderá ser consumada.

“Estamos felizes por a maioria dos timorenses consumir o nosso próprio café. Apesar de a população de Suai ainda consumir o café Tugu Buaya e as lojas em Maliana continuarem a vendê-lo, por se encontrarem perto da fronteira com a Indonésia, acreditamos que o consumo desta marca irá desaparecer aos poucos no mercado”, garantiu.

Lee Mós :
Ai Baku Mate Eis Diretór Eskola ESJ 10 Dezembru

Também Siu Peng Lay, vice-presidente da Câmara do Comércio e Indústria de Timor-Leste (CCI-TL), que trata dos assuntos relativos às pequenas e médias empresas, elogiou o trabalho do Governo na redução da importação do café Tugu Buaya em solo timorense.

“Existem muitos timorenses com criatividade que produzem café expresso. O Executivo deve, como tal, apoiar frequentemente os pequenos negócios, uma vez que o setor privado está igualmente a acompanhá-los”, referiu.

Lee Mós :
SEA apela a investimento da Pelican Paradise no ambiente

Siu Lay afirmou também que, embora a venda do café de Timor tenha tido uma forte expressão no mercado, o país continua a enfrentar problemas quanto ao volume de produção, dado que têm existido oscilações todos os anos. (jxy)

 1,131 total views,  3 views today

Oinsa Ita nia Reaksaun iha Notisia Nee?
Like
Love
Haha
Wow
Sad
Angry
You have reacted on “Café de Timor com maior presença no mercado nac…” A few seconds ago

Bele hare Video Seluk :
  • Share
ADVERTISEMENT
SCROLL FILA BA NOTISIA

Notisia Timorpost Seluk


Komentariu :
Timorpost.com. Respeita tebes Ita Nia opiniaun. Laran luak no uza etika bainhira hatoo opiniaun. Opiniaun iha Ita Nia responsabilidsde, tuir lei ITE.

Varanda
Kategoria
Video
Buka
Watch
Facebook
error:
Simu Notifikasaun Hosi Timor Post Online! OK No