ADVERTISEMENT

Marcelo Rebelo de Sousa: “O que muda uma sociedade é a escola”

Mateus da Cruz - Jeral
  • Share
Marcelo Rebelo de Sousa condecorou o padre jesuíta João Felgueiras com a Grã-Cruz da Ordem de Camões Imajen CLJ

Díli – O Presidente português visitou esta sexta-feira (22/05) a Escola Amigos de Jesus, em Díli. Marcelo Rebelo de Sousa destacou a importância da educação em Timor-Leste e condecorou o padre João Felgueiras, fundador centenário da escola.

A viagem do Presidente português a Timor-Leste foi marcada pelas visitas às escolas. Antes da Escola Amigos de Jesus em Díli, Marcelo já tinha estado na Escola Portuguesa Ruy Cinatti de Díli e no CAFE (Centro de Aprendizagem e Formação Escolar), também na capital do país.

ADVERTISEMENT
SCROLL FILA BA NOTISIA

Na visita à escola fundada pelo padre centenário João Felgueiras, o Presidente realçou que “o que muda uma sociedade é a escola. Se se quer mudar para melhor a vida das pessoas, o mais importante chama-se educação”. Em declarações ao Consultório da Língua para Jornalistas (CLJ), Marcelo destacou que é a educação que vai produzir “efeitos no futuro” e, por isso, “é mais importante do que uma ponte ou uma estrada”.

Lee Mós:
China apoia Gabinete da Esposa do PR com 15 mil dólares

QueninhaFreitas, aluna do 11ºanoque esperava com “entusiamo” Marcelo Rebelo de Sousa na sua escola, realçou que a visita do Presidente português “é muito importante para promover a educação em Timor, principalmente para as crianças, o futuro do país”.

“As crianças timorenses merecem uma escola de qualidade”

Rosalina Dias, coordenadora da Escola Amigos de Jesus, explicou que o projeto nasceu de um “sonho” do padre João Felgueiras,quesempre defendeu que “as crianças timorenses merecem uma escola de qualidade e Timor tem dinheiro para isso. O sonho de formar uma escola em que “os alunos sejam os construtores da paz e do futuro de Timor para que não haja mais guerra nem conflito entre os timorenses, mas sim uma amizade que dure para sempre.”

Lee Mós:
Faltam recursos humanos e equipamentos no HNGV

Prestes a completar 101 anos, o padre João Felgueiras,que recebeu de Marcelo Rebelo de Sousa a Grã-Cruz da Ordem de Camões (distinção que celebra o contributo da língua portuguesa e a presença de Portugal no mundo), confessou sentir “uma alegria muito grande pelo Presidente português ter vindo até tão longe, ao país onde o sol nasce” para fazer deste que foi o seu projeto de vida,“uma bandeira da amizade mundial entre Portugal e Timor”.

Lee Mós:
Candidatos a trabalhadores na Austrália esperam resultado dos testes

Sobre a influência da religião católica em Timor-Leste, o Presidente portuguêsdisse que “é fundamental e faz parte da identidade de Timor-Leste, que conta há muito tempo com a presença da Igreja Católica e dos missionários”. Marcelo destacou que a presença dos missionários em Timor-Leste “foi muito importante para as escolas, para as áreas de ação social e da saúde”. (CLJ)

 546 total views,  3 views today

Oinsa Ita nia Reaksaun iha Notisia Nee?
Like
Love
Haha
Wow
Sad
Angry
You have reacted on “Marcelo Rebelo de Sousa: “O que muda uma socied…” A few seconds ago
  • Share
ADVERTISEMENT
SCROLL FILA BA NOTISIA


Notisia Timorpost Seluk


Komentariu :
Timorpost.com. Respeita tebes Ita Nia opiniaun. Laran luak no uza etika bainhira hatoo opiniaun. Opiniaun iha Ita Nia responsabilidsde, tuir lei ITE.

Varanda
Kategoria
Video
Buka
Watch
Facebook
error: