ADVERTISEMENT

Timor-Leste regista transferência de 93 doentes para hospitais estrangeiros em 2021

  • Share
Ministra da Saúde, Odete Belo

Díli (Timor Post) – O Ministério da Saúde procedeu, desde o início do ano, à transferência de 93 doentes para centros hospitalares no estrangeiro, sendo que a maioria sofria de problemas cardiovasculares e de doenças oncológicas.

O número registado, segundo a Ministra da Saúde, Odete Belo, aponta para um aumento ainda que ligeiro face ao ano anterior.

ADVERTISEMENT
SCROLL FILA BA NOTISIA
Lee Mós:
Serviços de saúde de Ermera sem recursos humanos suficientes

“O processo de transferência foram realizado com base nas recomendações da Direção Nacional de Apoio e Serviços Hospitalares. O número de doentes com complicações graves transferidos continua a subir”, disse Odete Belo aos jornalistas, na passada sexta-feira (03/12), no Parlamento Nacional.

Para inverter este cenário, a governante esclareceu que está a ser preparado um centro cardíaco dentro do complexo do Hospital Nacional Guido Valadares.

Lee Mós:
Kim Dae-jung Peace Forum 2021, Envisioning the World beyond COVID-19: A New Basis for World Peace

A ministra revelou, por outro lado, que a tuberculose é uma das doenças com maior taxa de incidência no país.

“Registámos, este ano, mais de quatro mil casos de infeção respiratória aguda, mais de dois mil doentes com diarreia e cerca de mil com pneumonia”, revelou, salientando ainda a escassez  de equipamentos em diversos postos e centros de saúde timorenses.

“Apesare de todas as contrariedades, os profissionais de saúde continuam a garantir os serviços essenciais. Quanto às grávidas, pedimos-lhes que façam o controlo de rotina. Temos 75% das grávidas que estão sob vigilância médica”, concluiu. (res)

 331 total views,  3 views today

Oinsa Ita nia Reaksaun iha Notisia Nee?
Like
Love
Haha
Wow
Sad
Angry
You have reacted on “Timor-Leste regista transferência de 93 doentes…” A few seconds ago
  • Share
ADVERTISEMENT
SCROLL FILA BA NOTISIA


Notisia Timorpost Seluk


Komentariu :
Timorpost.com. Respeita tebes Ita Nia opiniaun. Laran luak no uza etika bainhira hatoo opiniaun. Opiniaun iha Ita Nia responsabilidsde, tuir lei ITE.

Varanda
Kategoria
Video
Buka
Watch
Facebook
error: