ADVERTISEMENT

Comissão C questiona eficácia da instalação de contadores de água

  • Share
Foto Especial

DÍLI (Timor Post) – A deputada Maria Fernanda Lay da Comissão C, que trata dos Assuntos das Finanças Públicas, no Parlamento Nacional, mostra-se preocupada com a falta de eficácia dos contadores para abastecimento de água instalados em diversas habitações.

“A autoridade Nacional para a Água e Saneamento esteve em minha casa, numa ação de fiscalização para  efetuarmos o pagamento da água consumida. Contudo, alertamos os técnicos para o facto de o contador registar a contagem da água consumida, quando na realidade não a gastamos, pois muitas vezes não chega sequer à torneira”, referiu Fernanda Lay aos jornalistas, na passada sexta-feira (05/11), após a audiência pública com o Ministério das Obras Públicas, no Parlamento Nacional.

ADVERTISEMENT
SCROLL FILA BA NOTISIA


Lee Mós :
Mais de uma centena de profissionais de saúde infetados com covid-19

Para a parlamentar, a Be’e Timor-Leste (BTL, EP) não realiza um trabalho eficiente, pois são inúmeras as queixas em relação aos erros de subcontagem do consumo de água. Pede, como tal, urgência para que o problema do sistema de abastecimento de água à comunidade seja solucionado.

“A Be’e Timor-Leste estará a estudar a forma como efetuar a manutenção ou antes a estudar a forma como garantir eficazemente o abastecimento de água? Por que motivo é que continuamos a conviver com este problema”, questionou.

Lee Mós :
Governos timorense e japonês assinam acordo para atribuição de bolsas de estudo a funcionários públicos

Já a Vice-Presidente do Parlamento Nacional, Maria Angélica Sarmento, questionou a parceria estabelecida entre a BTL e o Instituto de Petróleo e Geologia (IPG) para levarem a efeito uma pesquisa sobre a procura de água potável quer na capital quer nos municípios.

“Cabe à BTL garantir o sistema de abastecimento de água em Díli e nos restantes municípios. A população paga excessivamente, pelo que a instituição lhe deve garantir o acesso à água canalizada”, afirmou.

Angélica Sarmento destaca a importância de serem alocados cerca de 17 milhões de dólares americanos à BTL para que de uma vez por todas  se ponha termo ao problema da falta de abastecimento de água em todo território, com destaque para as áreas mais remotas.

Lee Mós :
“Conhecimento e educação” inspiram confiança de Presidente português em Horta

“Peço à BTL que colabore com o IPJ para que procedam à perfuração do solo. A título de exemplo, o instituto identificou já água em Cribas, no município de Manatuto”, concluiu. (jho)

 1,098 total views,  3 views today

Oinsa Ita nia Reaksaun iha Notisia Nee?
Like
Love
Haha
Wow
Sad
Angry
You have reacted on “Comissão C questiona eficácia da instalação de …” A few seconds ago

Bele hare Video Seluk :
  • Share
ADVERTISEMENT
SCROLL FILA BA NOTISIA

Notisia Timorpost Seluk


Komentariu :
Timorpost.com. Respeita tebes Ita Nia opiniaun. Laran luak no uza etika bainhira hatoo opiniaun. Opiniaun iha Ita Nia responsabilidsde, tuir lei ITE.

Varanda
Kategoria
Video
Buka
Watch
Facebook
error:
Simu Notifikasaun Hosi Timor Post Online! OK No