ADVERTISEMENT

PR necessita de analisar lei de indulto antes da sua promulgação

  • Share
Foto Especial

DÍLI (Timor Post) – O Presidente da Associação de Magistratura de Timor-Leste, Antoninho Gonçalves, pediu ao Presidente da República que analizasse ao detalhe a lei de indulto antes mesmo de avançar com a sua promulgação.

Segundo o magistrado, apesar de a proposta de lei que o Parlamento Nacional aprovou na semana passada ser  ajustada à realidade de Timor-Leste, importa que seja analisada à lupa pelo Chefe de Governo.

ADVERTISEMENT
SCROLL FILA BA NOTISIA


“Isto não significa que discordamos da tomada de decisão por parte do Parlamento Nacional quanto à alteração da lei de indulto, mas é necessário verificar se apela às condições sociais da comunidade. Por isso, entendo que  o presidente deverá proceder a sua análise e apresentar um pedido ao Tribunal de Contas para fazer uma fiscalização preventiva à sua constitucionalidade”, afirmou o juiz Antoninho ao Timor Post, na quarta-feira (20/10), no seu local de trabalho, no Centro de Formação Jurídica e Judiciária (CFJJ), em Caicoli, Díli.

Lee Mós :
KHUNTO Triste Governu Seidauk Selu Liña Frente, PN Aprova Estadu Emerjénsia ba-dala-19

O jurista considera que a lei de indulto traz maior vantagem à sociedade, visto que o condenado a a mais de oito anos de prisão não tem direito a receber indulto. Mostra-se, por isso, esperançado de que a lei em causa ponha travão à ocorrência de crimes graves.

Lee Mós :
SERVE aponta duas opções a empresa japonesa Kenji para se registar em Timor-Leste

O diretor do CFJJ faz, como tal, um apelo à sociedade que deixa de cometer crimes graves no futuro, lembrando que a nova lei é impediosa para quem for condenado a penas pesadas aplicadas pelo tribunal, obrigando-o a afastar-se por um período longo da sua família.

A deputada da bancada do CNRT, Carmelita Moniz, disse, por sua vez, que, embora não haja quaisquer alterações ao artigo 4.º da Lei de Indulto e Comutação de Pena aprovado recentemente no parlamento, foram feitos pequenos ajustes no que diz respeito aos condenados por crimes de maior gravidade. A estes não lhes serão concedidos indulto  nem comutação da pena.

Lee Mós :
ETI Gradua Tan Estudante 253

De acordo com a nova lei, o Presidente da República deixará de conceder indulto e comutação de pena a quem for condenado pelos crimes de homicídio, corrupção, violência sexual, abuso sexual de menores, além dos crimes, cuja pena ascende aos oito anos de prisão, como são os casos dos crimes de ofensas corporais graves, branqueamento de capitais, terrorismo, tráfico de droga, tráfico humano e crimes contra a humanidade. (jxy)

 1,187 total views,  3 views today

Oinsa Ita nia Reaksaun iha Notisia Nee?
Like
Love
Haha
Wow
Sad
Angry
You have reacted on “PR necessita de analisar lei de indulto antes d…” A few seconds ago

Bele hare Video Seluk :
  • Share
ADVERTISEMENT
SCROLL FILA BA NOTISIA

Notisia Timorpost Seluk


Komentariu :
Timorpost.com. Respeita tebes Ita Nia opiniaun. Laran luak no uza etika bainhira hatoo opiniaun. Opiniaun iha Ita Nia responsabilidsde, tuir lei ITE.

Varanda
Kategoria
Video
Buka
Watch
Facebook
error:
Simu Notifikasaun Hosi Timor Post Online! OK No