ADVERTISEMENT

Já cerca de três mil amostras para testes à covid-19 recolhidas no HNGV

Timor Post - Jeral
  • Share

DÍLI- Uma equipa de saúde efetuou, desde o passado dia 26 de fevereiro, a recolha de aproximadamente três mil amostras no Hospital Nacional Guido Valadares (HNGV), sendo que dez pessoas apresentam sintomas coincidentes com os do novo coronavírus.

“O Hospital Nacional Guido Valadares reiniciou a triagem no passado dia 26 de fevereiro. Conseguimos até a data recolher 2.964 amostras, sendo que dez pessoas têm sintomas semelhantes aos da covid-19. Obrigámos estas pessoas a ficar em isolamento temporário, porque aqui reunimos as condições ideais para as receber. São adultos”, afirmou a Chefe da Gabinete de Controlo de Qualidade e Comunicação Social do HNGVSara Maria Xavier, à jornalistas, em Bidau Toko Baru, em Díli.

Segundo a responsável, as pessoas em causa possuem sintomas como febre, tosse, dores de cabeça, garganta e dificuldade em respirar.

“A sala da retenção temporária dispõe apenas de duas camas, mas estamos a envidar todos os esforços para poder apetrechá-la com mais equipamentos”, acrescentou.

Sara Maria Xavier pediu, entretanto, aos familiares dos pacientes nesta unidade hospitalar que cumprissem as medidas de prevenção da covid-19, nomeadamente que fizessem uso da máscara, lavassem as mãos e mantivessem o distanciamento físico e social.

“Em face das medidas de restrição, fomos forçados a reduzir o número de visitantes. Assim, um paciente tem direito a receber apenas um familiar”, disse.

A dirigente apelou também aos familiares dos doentes que não ingerissem bebidas alcoólicas nem fumassem dentro do complexo do centro hospitalar, conduta esta que poria em causa a segurança de todos os profissionais de saúde e dos doentes.

Também a Coordenadora-Geral da Comissão da Covid-19, Odete Viegas, disse, em conferência de imprensa, realizada no Centro de Convenções de Díli, que a equipa de saúde levou a cabo o rastreio à covid-19 no HNGV, tendo sido detetado três casos ativos de covid-19.

“Já a equipa conjunta de saúde efetuou também o rastreio à covid-19 nos locais considerados de risco, como o Hospital Nacional Guido Valadares. Após a realização dos testes rápidos, foram detetados três novos casos, entre os quais um profissional de saúde e os seus dois filhos”, disse.

Segundo a dirigente, a mulher infetada terá sido contagiada pelo seu próprio marido.

“Temos mesmo uma profissional de saúde com covid-19 juntamente com os seus dois filhos. Foi infetada pelo próprio marido que, neste momento, se encontra em isolamento, o que significa que quatro pessoas infetadas com o novo coronavírus pertencem ao mesmo agregado familiar”, acrescentou. (isa)

 621 total views,  3 views today

Oinsa Ita nia Reaksaun iha Notisia Nee?
Like
Love
Haha
Wow
Sad
Angry
You have reacted on “Já cerca de três mil amostras para testes à cov…” A few seconds ago

Lee Mós :
DNTT Produs Blanku Hamutuk 7.149

Bele hare Video Seluk :
  • Share
ADVERTISEMENT
SCROLL FILA BA NOTISIA

Notisia Timorpost Seluk


Komentariu :
Timorpost.com. Respeita tebes Ita Nia opiniaun. Laran luak no uza etika bainhira hatoo opiniaun. Opiniaun iha Ita Nia responsabilidsde, tuir lei ITE.

Varanda
Kategoria
Video
Buka
Watch
Facebook
error:
Simu Notifikasaun Hosi Timor Post Online! OK No