DÍLI– O Ministério da Saúde (MS) entregou, esta sexta-feira (26/02), 19 viaturas adquiridas pelo Banco Mundial aos municípios de Díli, Bobonaro, Covalima, Baucau, Aileu, Viqueque, Liquiçá, Manufahi, Manatuto e Lautém.
A Ministra da Saúde, Odete Belo, lembrou o apoio do Banco Mundial e outras agências internacionais no combate à covid-19, nomeadamente na aquisição destas 19 viaturas – 11 ambulâncias e oito veículos multifunções.
“Há muitos doadores que nos apoiaram na aquisição de reagentes para o laboratório e equipamentos médicos. Já o Banco Mundial nos ofereceu estas 19 viaturas”, disse a governante, em Caicoli, Díli.
Também o Diretor-Geral do Serviço Cooperativo do Ministério da Saúde, Marcelo Amaral, afirmou que parte destas viaturas, designadamente as entregues aos municípios de Bobonaro e de Covalima, pretende apoiar o trabalho das equipas de saúde nas fronteiras.
“Distribuímos quatros viaturas para as fronteiras, duas para Covalima e outras duas para Bobonaro de modo a apoiar a nossa intervenção nestas zonas, nomeadamente as equipas da linha da frente. Se houver mais casos, poderão utilizar estes transportes com os doentes de covid-19”, disse.
Segundo o dirigente, faltam ainda algumas viaturas oferecidas pelo Governo do Japão.
“Se chegarem outros apoios dados pelo Executivo japonês, poderemos distribuí-los pelos municípios e postos que não receberam viaturas”, acrescentou.
Já o Diretor dos Serviços de Saúde de Manatuto, Mateus Correia, recordou a importância destas viaturas para o seu município.
“Recebemos esta viatura multifunções para resolver os problemas com os serviços de ambulância, sobretudo para o programa SISCA, clínica móvel e rastreio da covid-19”, concluiu.
Segundo o dirigente, esta viatura destinar-se-á ao posto administrativo de Lacló. (isa)
485 total views, 3 views today
Oinsa Ita nia Reaksaun iha Notisia Nee?






