ADVERTISEMENT

Processo de integração de professores contratados nos quadros em curso

Timor Post - Jeral
  • Share

Díli- O processo de integração dos professores contratados nos quadros do Ministério da Educação, Juventude e Desporto (MEJD) está, neste momento, a decorrer.

A Diretora Nacional dos Recursos Humanos (DNRH) do Ministério da Educação, Juventude e Desporto (MEJD), Marcelina Liu, falava, na quinta-feira (21/01), aos jornalistas, no seu local de trabalho, em Vila Verde, Díli.

Marcelina Liu recordou ainda que, apesar de o Ministério da Educação ter, em 2016, aberto um concurso para a contratação de cinco professores para cada município, o certo é que alguns não preenchiam todos os requisitos para lecionarem nos respetivos níveis de ensino na medida em que a lei da educação estipula que os professores do ensino pré-escolar ao ensino básico deverão pelo menos possuir o grau de bacharelato.

“A nossa lei prevê que os professores do pré-escolar ao básico devem ter o grau de bacharelato, ao passo que os de ensino secundário devem possuir o de licenciatura. Acontece que temos mais de dois mil professores que estão numa situação de irregularidade, pois continuam a não preencher alguns requisitos.  Para reverter este cenário, deverão concluir a sua formação que decorre na Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL)”, afirmou a diretora.

Adiantou ainda que, após a conclusão da formação na UNTL por parte dos docentes, a DNRH efetuará uma recapitulação dos dados a serem posteriormente apresentada ao ministério e à Comissão da Função Pública no sentido de se encontrarem soluções definitivas.

Marcelina lembrou ainda que o responsável do Instituto Nacional de Formação de Docentes e Profissionais da Educação (INFORDEPE) tinha já dado conhecimento à DNRH-MEJD de que a dita formação será concluída a julho deste ano, frisando, contudo, que tudo dependerá do evoluir da situação da situação epidemiológica no país.

“Cabe ao INFORDEPE levar por diante esta formação. Informou a DNRH no sentido de apresentar uma proposta ao ministro de modo a que seja adotada uma política que vá ao encontro ao problema. O objetivo é que estes professores possam integrar os quadros através da abertura de um concurso ou mesmo por meio de uma decisão política”, salientou.

Marcelina Liu mencionou, por último, que o total de professores permanentes é de 10.639, enquanto 5.203 são contratados desde 2014.

“O total de docentes contratados é de 5.203 desde 2014”, concluiu. (ono)

 1,327 total views,  6 views today

Oinsa Ita nia Reaksaun iha Notisia Nee?
Like
Love
Haha
Wow
Sad
Angry
You have reacted on “Processo de integração de professores contratad…” A few seconds ago

Lee Mós :
MSSI Aprezenta Relatóriu Dahuluk ENPS no Lansa Dadus Ema Kbiit Laek

Bele hare Video Seluk :
  • Share
ADVERTISEMENT
SCROLL FILA BA NOTISIA

Notisia Timorpost Seluk


Komentariu :
Timorpost.com. Respeita tebes Ita Nia opiniaun. Laran luak no uza etika bainhira hatoo opiniaun. Opiniaun iha Ita Nia responsabilidsde, tuir lei ITE.

Varanda
Kategoria
Video
Buka
Watch
Facebook
error:
Simu Notifikasaun Hosi Timor Post Online! OK No