ADVERTISEMENT

Ministra reconhece necessidade de recursos humanos n setor da saúde

Timor Post - Jeral
  • Share

DÍLI – A Ministra da Saúde, Odete Maria Freitas Belo, revelou que alguns departamentos sob a tutela deste ministério precisam de mais recursos humanos dentro de alguns anos.

“Não é apenas o Laboratório Nacional que enfrenta escassez de recursos humanos, mas também as outras [unidades], como o SAMES e HNGV, incluindo o próprio gabinete do Ministério da Saúde”, disse Odete, esta segunda-feira (21/12), aos jornalistas, à margem da inauguração da Unidade do Laboratório de Patologia Clínica e Microbiologia do Laboratório Nacional de Saúde, em Bidau, Díli.

A governante reconheceu que o Laboratório Nacional de Saúde (LABNAS) do MS enfrenta problemas semelhantes relativos aos recursos humanos, observando, após uma visita, que algumas unidades têm apenas um ou dois funcionários.

“Dei uma volta, percorrendo quase todos os departamentos do laboratório, e vi que, no Departamento de Malária, havia apenas três pessoas. Caso uma adoeça, restam duas ou uma a trabalhar. Isto é um exemplo de escassez de pessoal no ministério, não apenas aqui, mas também em outras partes”, frisou Odete Belo.

Já antes o Diretor-Executivo do Serviço Autónomo de Medicamentos e Equipamentos de Saúde (SAMES), Santana Martins, informou que esta instituição deverá recrutar mais 66 funcionários em 2021 para os armazéns dos municípios de Ainaro, Baucau e Bobonaro.

“É a primeira vez que obtemos um orçamento com quatro categorias – 589 mil dólares americanos alocados para os salários e vencimentos, 7,9 milhões de dólares para os bens e serviços, 265 mil para o capital menor e 150 mil para o capital de desenvolvimento. Aproveitaremos a última categoria para recrutar o nosso pessoal de apoio aos armazéns nos três municípios”, destacou Santana Martins, aos jornalistas do Timor Post, recentemente, no seu local de trabalho, em Kampung Alor, em Díli.

Em resposta à pergunta sobre os detalhes do recrutamento, Santana Martins afirmou que será decidido, em breve, após a promulgação do Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2021 pelo Presidente da República. (res)

 636 total views,  3 views today

Oinsa Ita nia Reaksaun iha Notisia Nee?
Like
Love
Haha
Wow
Sad
Angry
You have reacted on “Ministra reconhece necessidade de recursos huma…” A few seconds ago

Lee Mós :
Perfuração de poços petrolíferos no Suai sem causar impacto ambiental

Bele hare Video Seluk :
  • Share
ADVERTISEMENT
SCROLL FILA BA NOTISIA

Notisia Timorpost Seluk


Komentariu :
Timorpost.com. Respeita tebes Ita Nia opiniaun. Laran luak no uza etika bainhira hatoo opiniaun. Opiniaun iha Ita Nia responsabilidsde, tuir lei ITE.

Varanda
Kategoria
Video
Buka
Watch
Facebook
error:
Simu Notifikasaun Hosi Timor Post Online! OK No